O homem possui necessidades naturais e individuais, mas é um ser que vive em grupo, em cooperação com seu semelhante para satisfação das necessidades sociais. Para compreender como essa convivência grupal ocorre é que nasceu a economia política. Segundo essa disciplina, o objeto de estudo da economia diz respeito ao estudo dos fatos sociais em seu conjunto. Ou seja, a economia política é a ciência que estuda as relações sociais e trata das leis que regem a produção, circulação e consumo das mercadorias.
Nos primórdios da civilização, o homem trabalhava para satisfazer suas necessidades imediatas. A produção era toda voltada para o auto consumo e para o mercado local, mas a partir do século XI sucedeu um aumento das relações de troca nos mercados locais e nas feiras. No Brasil colônia, essas relações eram observadas nos engenhos e nas fazendas (milho, arroz, feijão) ou nos núcleos de imigração colonizadora européia baseada no regime de pequena propriedade. O auto consumo significava, pois, a inexistência do acúmulo de excedentes. O capitalismo, por sua vez, é uma economia de mercado que tem por objetivo o lucro. O seu desenvolvimento foi amplamente estudado por Karl Marx em sua obra: o capital.
A passagem da economia de subsistência para a economia de mercado foi possível devido a vários fatores: desenvolvimento da agricultura; maior distribuição de tarefas; desenvolvimento de instrumentos e técnicas que tornaram o trabalho mais produtivo. O aperfeiçoamento dos fatores produtivos permitiu, pois, o aumento da produção. Ao produzirem além de suas necessidades imediatas, o homem passou a trocar excedentes entre si, deixando de ser apenas um animal social para ser um animal econômico.
Portanto, a atividade econômica e o estudo da economia surgiram devido a existência de três fatores: o aparecimento do excedente econômico, a produção para troca, a divisão do trabalho e o uso de instrumentos mais produtivos. Desta forma, a economia averigua e indaga sobre as condições e causas do estado da riqueza da sociedade e dos indivíduos. Ela indaga como os meios e os modos para aumentar o potencial da riqueza e da sociedade ocorrem. De acordo com os neoclássicos, o objetivo final da atividade humana é satisfazer as necessidades humanas, para a economia marxista é a produção de mercadorias.
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1824605-que-%C3%A9-economia-pol%C3%ADtica/#ixzz2NmBSO65u
e aí meu grande professor Rafael, será que nosso próxima cadeira, Matemática aplicada será com vc ou será que vai ser em Economia I, dos professores até agora vc foi o mais que me identifiquei, sem falar desse canto especial que é seu blog, que tira varias dúvidas e nos ajuda a incrementar nosso aprendizado, vlw Rafael
ResponderExcluirComo vai Jackson? Tudo bem? Como é que estão as coisas aí em Palmares?
ExcluirMuito obrigado. Eu tenho acompanhado que realmente neste primeiro período vocês devem ter Economia 1 e Matemática Aplicada. Porém, eu não acredito que seja eu. Talvez alguma oportunidade ainda surgirá em um futuro dia aí do teu curso. Ainda posso fazer uma visita aí futuramente. Quanto ao blog, se quiser postar algum material nos comentários fique a vontade! É pra vocês mesmo que eu edito esse blog. Tudo de bom Jackson pra você e o seus colegas. Até a próxima!